FACULDADE DO NOROESTE DO MATO GROSSO

Alan Cândido da Silva

Possui graduação Química (Bacharelado) pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2012) e Mestrado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (2015). Atualmente é Doutorando em Biotecnologia e Biodiversidade pela Rede Pró Centro-Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção de Biodiesel induzida por Micro-ondas. Secagem e desinfestação de Castanha-do-Brasil induzida por Micro-ondas. Atualmente exerce a função de Técnico de Laboratório/Química do Instituto Federal do Mato Grosso - Campus Juína.

Alcione Adame

Possui graduação em Turismo e Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pós-graduação em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos, e Doutoranda em Direito Público pela Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora e Coordenadora do Curso de Direito da AJES, Professora dos Cursos de Pós-Graduação dos Cursos de Pós-Graduação "lato sensu" nas áreas de Direitos Humanos, Direito Ambiental, Direito e Cidadania, Bioética e Biodireito e Direito Educacional, Presidente do NDE do Curso de Direito da AJES, membro do NDE dos Cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis da AJES. Membro do Conselho Editorial da Revista Iurisprudentia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e em Gestão Acadêmica.

Fabio Bernardo da Silva

Mestre em Educação nas Ciências - Matemática, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e da Física (UNITER/FACINTER) (2012-2013), Especialista em ADM Escolar com Ênfase em Gestão de Pessoas. Licenciado em Matemática (2010) pelo AJES-INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA, Graduação em Sistemas Para Internet - IFMT, Professor efetivo da SEDUC/MT, Professor coordenador do Curso de Matemática, AJES, atua no ensino de Matemática. Atua nos seguintes temas na Pesquisa em Educação Matemática: formação inicial e continuada de professores de matemática com Tecnologias Digitais; Aprendizagem Matemática, Aprendizagem em Geometria Plana, Educação á Distancia.

Francisco Curbelo Bermúdez

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia - Universidad Central de Las Villas (1975) e doutorado em Ciências Psicológicas pelo Instituto de Pesquisa de Psicologia Geral e Pedagógica da Academia de Ciências Pedagógicas da URSS (1990). Atualmente é professor e coordenador do curso de Psicologia da AJES Faculdades do Vale do Juruena, ubicada em Juína-MT. Também é Avaliador do MEC desde 10/2010. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, motivação, desenvolvimento do pensamento, personalidade, direção da atividade cognoscitiva e processos psíquicos.

Francisco Jose Andriotti Prada

Possui graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), Especialista em Treinameto Desportivo pela UNESP/RIO CLARO (1996); Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP/São Paulo (1996); Mestrado em Biologia Funcional e Molecular (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular (Bioquímica) pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atuou como professor Adjunto do curso Strictu-Sensu em Educação Física e Qualidade de Vida na Universidade Católica de Brasília (UCB) de 2006 a 2012, atuando tanto na graduação como na pós-graduação com experiência na área de Fisiologia, com ênfase em FISIOLOGIA APLICADA e METODOLOGIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO e atuando principalmente nos seguintes temas: Humanos, ratos, DIABETES, estresse oxidativo, desnutrição, idoso, hipertensão e recuperação nutricional. Diretor Financeiro da Federação Brasiliense de Mountain Bike (FBMTB), com diretrizes dos testes Desportivos na Confederação Brasileira de Mountain Bike (CBMTB). Trabalhei com BikeFit (ajuste do corpo para compra de bikes) e de testes (VO2max e Limiar Anaeróbio) em atletas de ciclismo. Agora moro em Juína/MT, atuando como professor na AJES - Faculdades do Vale do Juruena, em cursos de Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Pedagogia.

Francisco Leite Cabral

É Mestre em Direito Agrário (1999) pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Brasil. Possui Graduação em Direito (1983) pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Brasil. Atualmente é Professor na Faculdade de Direito de Alta Floresta - MT. Possui experiência em docência, Coordenação de Curso de Direito, Núcleos de Atividades Complementares, Extensão e Núcleo Docente Estruturante, bem como orientação de Projetos e Trabalhos de Conclusão de Curso.

Genivaldo Alves da Silva

Possui graduação em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2000).Pós Graduado em Gestão em Educação Física e Atividades Físicas pela FIFASUL (2005). Técnico Desportivo da Prefeitura Municipal de Juína, Professor da Faculdade Noroeste do Mato Grosso, nas disciplinas História da Educação Física, Fundamentos da Educação Física e Prática Pedagógica III - educação Infantil. (Texto informado pelo autor)

Ilso Fernandes do Carmo

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1980) e doutorado em Ciências Pedagógicas - Universidad de Cienfuegos Carlos Rafael Rodriguez (2007). Atualmente é professor da Universidade de Cuiabá e Centro Universitário UNIC, professor da FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DO VALE DO JURUENA, professor de graduação e pos-graduação do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO VALE DO JURUENA. Professor de graduação e pos-graduação da FEICS - Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, educação, pensamento, reflexão e teoria do conhecimento.

Isanete Geraldini Costa Bieski

Coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade AJES, Juína-MT. Professora na Pós-Graduação AJES; Presidente o NDE do curso de Farmácia da AJES. Membro do Comitê de Ética da AJES. Farmacêutica-Bioquímica (UNIC) e graduanda em Química (IFMT) tem Pós-doutorado pelo Depto de Botânica e Ecologia. Grupo de Pesquisas da Flora, Vegetação e Etnobotânica - FLOVET; Doutora em Ciências da Saúde, Área de Farmacologia, com estágio Sanduíche pelo Programa Ciências sem Fronteiras na University of Ottawa, Ontário, Canada; Mestrado em Ciências da Saúde, Área de Farmacologia; Coordenadora de vários projetos de sua autoria e/ou participação; Cinco (5) especializações: Ciências Biológicas com ênfase em Botânica e Ecologia; Farmácia Hospitalar; Farmacologia: Atualização e Novas Perspectivas; Plantas Medicinais, Manejo, Uso e Manipulação; Gestão em Serviço Público. Participa como pesquisadora nos Grupos de Pesquisas do CNPq nas áreas de Farmacologia de Produtos Naturais, Coordenado pelo Prof. Dr. Domingos Tabajara de Oliveira Martins, Probabilidade e Estatística, Coordenado pelo Prof. Dr. Mariano Martinez Espinosa, Flora, Vegetação e Etnobotânica, Coordenado pelo Prof. Dr. Germano Guarim Neto, Plantas Medicinais coordenado pelo Prof. Dr. Germano Guarim Neto. Participou do Grupo de Trabalho em Fitoterapia do Conselho Federal de Farmácia (2015). Participou da Comissao de avaliação do MEC para aprovação dos cursos graduação da Faculdade AJES (Farmácia, odontologia, enfermeagem, fisioterapia, psicologia e enfermagem). Foi Farmacêutica do Projeto Farmácia Viva de Poconé aprovado no Edital APL do Ministério da Saúde (2013-2015); É coordenadora do Programa Etno-Fitos: interação, ensino, pesquisa e extensão, cuja Dirigido pelo Prof. Dr. Domingos Tabajara de Oliveira Martins. Secretária Geral da Rede Bionorte no Projeto Bioprospecção de plantas medicinais da Amazônia Legal voltadas ao desenvolvimento de Fitoterápicos e/ou Fitofármacos - BIOFITOAMAZON. Professora de Fitoterapia e Farmácia Viva no Curso de Farmácia da AJES. Participou com trabalhos de referência na RDC 10/2010, para Lista de Plantas Medicinais de Uso Tradicional da ANVISA, extraído do Livro "Quintais Medicinais Mais Saúde menos Hospitais" (BIESKI e De La Cruz, 2004). É revisora da Revista Brasileira de Farmacognosia e Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (RBMFC). Mentora do Programa de Plantas Medicinais. Fitoviva, em Cuiabá-MT (2003-2008). Assessora e Consultora na área de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, para implantação da Farmácia Viva. Tem experiência na área de Farmácia com ênfase em Farmácias Vivas atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacobotânica, Etnobotânica e Etnofarmacologia, Fitoterapia e Farmácia Viva, Bromatologia, Assistência Farmacêutica, Saúde Pública, Homeopatia, Farmacologia, Estágios Supervisionados. Foi proprietária de Farmacia e Drograria, trabalhou Distribuidora de Medicamento (1997-2006), e em Laboratórios de Análises Clínicas, como Laboratório Carlos Chagas (1993-1996; 2011).

Leda Maria de Souza Villaça

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1983), é especialista em Vigilância Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Atuou como Fiscal Sanitário e Auditora do SUS da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso e professora das disciplinas de Administração e Gerenciamento em Enfermagem e Estágio Supervisionado II da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Cuiabá (UNIC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e AJES (Associação Juinense de Ensino Superior). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão e Planejamento, atuou como Diretora de Escritório Regional de Saúde em Juína/MT (instância regionalizada da Secretaria de Estado da Saúde de MT), assessora técnica das Secretarias Municipais de Saúde de Cotriguaçu, Juína e Juruena, na formação de Auxiliares e Técnicos de enfermagem, na assistência de enfermagem como plantonista do Hospital Municipal de Juína e na assistência de enfermagem em Centro de Saúde nas seguintes áreas: programa de imunizações, controle de Hanseníase e tuberculose, assistência à saúde, saúde da mulher e saúde da criança e como enfermeira do Programa de Saúde da Família. Atua no programa de pós graduação lato senso da FASIPE (Faculdade de Sinop). Atualmente é coordenadora do Curso Bacharelado em Enfermagem da AJES em Juína Mato Grosso É pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Gestão e Avaliação de Programas e Serviços de Saúde da Universidade de Cuiabá e do Grupo de Pesquisa da Regionalização da Saúde no Estado de Mato Grosso do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso.

Luís Fernando Moraes de Mello

Possui Graduação em Direito (2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É mestre em Direito (2007-2009) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, tendo como tema de sua dissertação "As Transformações do Conceito de Responsabilidade e o Direito". Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: hermenêutica e abordagem metodológica, filosofia moral e política.

Marco Taneda

Doutor em Ciências com área de concentração em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas 1 da Universidade de São Paulo (ICB1 da USP - 2011). Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID - 2008). Graduação em bacharelado em Fisioterapia pela Universidade Paulista (UNIP - 2005). Realizou Iniciação Científica no Laboratório de Neurorregeneração do Sistema Nervoso Central do Instituto de Ciências Biomédicas III da Universidade de São Paulo (ICB3 da USP) sob orientação do Prof. Dr Gerson Chadi. Também foi atuante em monitorias de diversas disciplinas. Realizou Doutorado Direto no Instituto de Ciências Biomédicas 1 da Universidade de São Paulo (ICB1 da USP) sob orientação do Prof. Dr. José Cipolla-Neto e monitoria da disciplina de Neurofisiologia da turma de Medicina da USP pelo programa PAE. Ministrou a palestra "Schwann Cell Culture" no mini-curso "Cell Culture Techniques to be Applied in the Nervous System Repair" realizado no "II International Congress on Neuroregeneration" no Rio de Janeiro. Possui diversos trabalhos apresentados e publicados em congressos nacionais e internacionais e em revistas especializadas. Possui conhecimentos na área de pesquisa em neurorregeneração, plasticidade neuronal, cultura de células, análise comportamental motora, laminectomia, pinealectomia e biologia molecular. Atualmente é professor na Faculdades do Vale do Juruena (Ajes), onde atua na docência nos cursos de Enfermagem, Psicologia e Educação Física e na pesquisa e extensão. Também é integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de bacharelado em Enfermagem, do curso de bacharelado em Fisioterapia (portaria número 0015/2013) e do curso de Licenciatura em Educação Física (portaria número 011/2014). É Coordenador do curso de Licenciatura em Educação Física da referida instituição e Coordenador de Projeto de Curso de Bacharelado em Fisioterapia (portaria número 0014/2013) para implantação do curso na AJES. (Texto informado pelo autor)

Marileide Antunes de Oliveira

Possui Licenciatura Plena em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Bauru (2007). Durante a graduação, obteve experiência em pesquisa aplicada envolvendo contextos educacionais e também atuou como estagiária em Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Psicologia Organizacional. Obteve título de Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Bauru (2008). No mestrado, avaliou um modelo de intervenção psico-pedagógica na capacitação de uma professora de sala de recursos para a implementação de adequações curriculares. Obteve título de Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar (2012). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Manitoba/Canadá de agosto de 2010 a agosto de 2011, com o apoio do CNPq. Durante o doutorado, investigou procedimentos para ensinar universitários a aplicarem tarefas de escolha de acordo com o modelo, com o apoio da CAPES. Marileide foi bolsista de pós-doutorado da Universidade de Manitoba, com o apoio do CNPq de agosto de 2012 a agosto de 2013. Atualmente, é docente e coordenadora do curso de Psicologia do Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena (AJES)/Campus de Juína - Mato Grosso. Foi coordenadora do Programa de Iniciação Científica (2016-2017) na mesma Instituição. Foi professora colaboradora do curso de especialização Lato Sensu em ABA da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2014-2016) e participa como membro do grupo de pesquisa GEPEDEC na UNESP/Bauru. Seus interesses de pesquisa atuais envolvem ensino de professores, procedimentos de ensino de leitura, análise comportamental aplicada, sistema personalizado de ensino online.

Marina Silveira Lopes

Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestrado em Ciências da Religião pela mesma universidade. Atualmente é professora na área de humanas da AJES - Faculdades do Vale do Juruena/MT. Coordenadora do grupo de pesquisa em Direito e Religião. Tem experiência na área de Geografia Humana, Geografia da Religião, Antropologia Cultural e Novos Movimentos Religiosos. (Texto informado pelo autor)

Sabrina Peviani Messa

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2003). Doutora em Fisioterapia pela UFSCar (2008), com período sanduíche na York University (Toronto/Canadá). Pós-doutorado no laboratório de Plasticidade Muscular da UFSCar (2008-2012). Pós-doutorado no Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular - LBBM/UFSCar (2014-2016). Foi docente voluntária junto ao Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar em 2009 e 2010, Pesquisadora Associada do DFisio de 2011-2013 e professora substituta junto à disciplina de Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia - DFsio/UFSCar de 2012-2014. É também consultora Ad Hoc da FAPESP e de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Fisioterapia na Saúde da Mulher, no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Pública) e em Fisiologia Humana. Desenvolve pesquisas na área de Fisioterapia com ênfase na Plasticidade do Músculo Esquelético (modelos de alongamento muscular; desnervação ; atrofia muscular) e Fisiologia com ênfase no microambiente tumoral. Atualmente é professora 40h do Curso de Fisioterapia do Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena - AJES - Júina/MT.

Sikiru Olaitan Balogun

Possui doutorado - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Medicina, área de Farmacologia. Tenho experiência no ensino nas áreas diferentes de Bioquímica, tanto no nível de graduação e no de mestrado. Experiência em pesquisa inclui as áreas de Bioquímica Aplicada, Biologia Molecular, Microbiologia (epidemiologia) e Farmacologia (produtos naturais)

Vanilda dos Reis

Formada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Nucleo Pedagógico de Juína-MT 2008/2012; Mestranda no Programa de Pós Graduação em Estudos Literários na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Campus Vladimir Dias Pino em Tangará da Serra-MT; Atua como professora de Língua Portuguesa, Inglesa e Literatura nas redes de ensino Público e Particular de Juína-MT desde 2010; Atualmente é professora de Língua Inglesa no Instituto Federal do Estado de Mato Grosso; Membro do grupo de pesquisa Caminhos da Linguagem aprovado pelo CNPQ; Pesquisadora da Etnia Rikbaktsa que habita a região Norte Noroeste do Estado de Mato Grosso com pesquisa já concluído, publicada e outras em andamento.

Victor Cauê Lopes

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Guarulhos (2012) e mestrado em enfermagem (2014) pela mesma instituição, integra o grupo de pesquisa do Laboratório de Hipertensão Arterial da Universidade Guarulhos. Atua principalmente em projetos de pesquisa no tema hipertensão, medida da pressão arterial e risco cardiovascular. Atuou como professor do curso de Graduação em Enfermagem, ministrando as disciplinas: Processo de Cuidar em Enfermagem, Enfermagem no cuidado integral à saúde do adulto e idoso e Orientação monográfica.

Vinicius Antonio Hiroaki Sato

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina (2009), com ênfase em pesquisa e docência no esino superior. Possui os títulos de mestrado e doutorado em Ciências Biológicas com ênfase em Farmacologia pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP sob orientação da Profa. Dra. Sâmia Regiane Lourenço Joca. Atua na área de Psicofarmacologia com ênfase em Neurobiologia do estresse e comportamento animal. Realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Farmacologia da Universidade Federal do Paraná com bolsa PDJ-CNPq. Atualmente é Professor na AJES - Faculdade do Vale do Juruena, lecionando as disciplinas de Anatomia Humana I, Anatomia Humana II, Biofísica, Metodologia Científica e Farmacologia para os cursos de Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia.

Wilson Pereira de Castro Filho

Possui Especialização em Ciências do Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade de Marília (1998) . Tem experiência na área de Educação Física.