FACULDADE DO NOROESTE DO MATO GROSSO

Professor da AJES é o único do Centro-Oeste a integrar equipe do Enade de Letras

Neste ano, várias licenciaturas e outras áreas do conhecimento serão avaliadas em todo o Brasil. O Enade de 2017 será aplicado no dia 26 de novembro

O professor Cláudio Silveira Maia da AJES foi escolhido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) para integrar a equipe do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de Letras no Triênio 2017, 2018 e 2019. A escolha do professor deveu-se aos resultados obtidos pelos alunos de Letras da AJES de Juína nos dois últimos Enade de Letras.

O professor Cláudio esteve em Juína para falar aos colegas professores e alunos sobre a sua participação como único representante do Centro-Oeste no Enade de Letras/Inglês, e ainda sobre a importância do exame do Enade para verificação da qualidade de formação das pessoas em nível superior.

Neste ano, várias licenciaturas e outras áreas do conhecimento serão avaliadas em todo o Brasil. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017 será aplicado no dia 26 de novembro, com início às 13h30, no horário de Brasília. 

Nesta edição, deverão participar do exame os  estudantes que iniciaram o curso em 2017, e estão devidamente matriculados, e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo do curso cumprida; concluintes dos Cursos de Bacharelado ou Licenciatura que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do exame.

Estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do Exame também deverão fazer a prova.

A cada três anos, o Ministério da Educação aplica a prova para avaliar o desempenho de estudantes do ensino superior e para acompanhar a evolução de um determinado grupo de cursos. O exame é obrigatório.

Cursos

O Exame será aplicado para avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos de bacharel na área de Arquitetrua e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automoção; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e Sistema de Informação.

A prova também será aplicada para cursos de bacharel ou licenciatura nas áreas de Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras – Português; Matemática; e Química. E licenciaturas em Artes Visuais; Educação Física; Letras – Portugês e Espanhol; Letras – Português e Inglês; Letras – Inglês; Música; e Pedagogia.

Tecnólogos nas áreas de Análise de Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores; e Gestão da Tecnologia da Informação também farão o exame nessa edição.