Projeto "Fitofar: O Farmacêutico na escola", teve início em Juína

Iniciamos o projeto "Fitofar: O Farmacêutico na escola". Serão realizadas 05 oficinas na Escola Estadual Dr. Arthur Antunes Maciel, em Juína, MT, para alunos do ensino médio e com a participação dos acadêmicos do curso de Farmácia da AJES.

O objetivo do projeto e mostrar a Importância das disciplinas do ensino médio da formação acadêmica. Divulgar o uso racional de medicamento e estimular o conhecimento técnico-científico voltados a integração de estudantes do ensino médio e superior. Além é claro de divulgar o curso de farmácia e mostrar a sua importância para sociedade.

Nesse dia 10/05/18, das 14h00 as 16h00 teremos a primeira oficina com tema "Importância das disciplinas do ensino médio da formação acadêmica" apresentaremos a importância das disciplinas de biologia, química, história, matemática dentre outras como base para o estudo de substâncias químicas orgânicas e inorgânicas presentes da produção de medicamentos. Orientações sobre o uso racional de medicamentos e as interferências das substâncias químicas no organismo. Reflexo das substancias orgânicas  presentes em vários medicamentos, alimentos e plantas medicinais Alceno, Álcool, Fenol, Ácido carboxílico. A ministrante dessa oficina será a Profª Drª Isanete Geraldini Costa Bieski – AJES que também é coordenadora do curso de Farmácia e professora dos cursos de farmácia, enfermagem, psicologia, fisioterapia da AJES.

Segue o cronograma das outras oficinas:

2º Oficina =  24/05/2018: 14h00 as 16h00 – O olhar do Farmacêutico na identificação de compostos químicos e biológicos nos diversos alimentos utilizados diariamente  Palestrante: Profª Drª Isanete Geraldini Costa Bieski – AJES

3º Oficina =  14/06/2018: 14h00 as 16h00 – Importância do Uso Racional de medicamentos e suas reações químicas  no metabolismo fisiológico

Palestrante:  Prof. Dr. Sikiro O. Balogun - AJES

4º Oficina =  21/06/2018:14h00 as 16h00 – Atuação do Farmacêutico em ações preventivas e preparo de remédios caseiros.

Palestrante: Profª Drª Isanete Geraldini Costa Bieski – AJES

5º Oficina =  27/06/2018

14h00 as 16h00 - Cuidados diários com manuseios das mãos na prevenção de parasitoses

Palestrante: Prof. Dr. Sikiro O. Balogun - AJES

As inscrições para participar do projeto pode ser realizada na própria escola com a professora Viviane Assunção da Silva ou o Diretor  Odair José Tomaz.