Chega em Juína o Consultório farmacêutico: uma importante conquista do farmacêutico em todo pais

Estamos implantando da Farmácia Viva em Juína o objetivo do consultório e contribuir com a saúde da população.

Em 2013 após aprovação em plenária o Conselho Federal de Farmácia (CFF), brinda com uma excelente notícia, aprovação das resoluções nº 585, que regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico, e nº 586, que regula a prescrição farmacêutica, estão contribuindo para que profissionais e pacientes colham bons frutos em todo o País. Os consultórios, clínicas e outros estabelecimentos do gênero na área farmacêutica estão proliferando e fazendo a diferença para a carreira de farmacêuticos e a saúde da população. Várias experiências foram mostradas ao Plenário.

A atuação clinica do farmacêuticos, ocorre há bastante tempo no mundo e no Brasil– o primeiro serviço no Brasil foi fundado em 1979, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pelo professor Tarcísio Palhano –  segundo Frade (2013), o movimento ganhou mais força após as resoluções. A atuação clínica do farmacêutico vem sendo incorporada por algumas grandes redes de farmácias e drogarias no Brasil.

A profª Drª Isanete Geraldini Costa Bieski implantou o primeiro consultório farmacêutico em fitoterapia do Brasil em 2015 em Cuiabá.

"Logo que iniciei com o consultório em Cuiabá em agosto de 2015, não demorou nem 2 meses e fui convidada a trabalhar na Clínica Alleviare - Clinica de Tratamento da Dor- onde atende duas medicas de renome na área Drª Ana Maria,  fisioterapeutas, nutricionista e psicólogos, para mim foi uma experiência fantástica, pois tenho especialização em Farmácia Clínica pela SBRAFT, mestra e doutorado voltada para área de plantas medicinais. E agora aqui em Juína na coordenação do curso de farmácia e com a Clínica Escola pronta estaremos iniciando os trabalho aqui", disse.

O objetivo do consultório é auxiliar os médicos e a população sobre a farmacoterapia adequada, correta e racional. "Já conversei com vários médicos, pedindo o apoio e encaminhamento de pacientes e todos foram favoráveis a minha solicitação. No Brasil não conheço nenhum consultório farmacêutico de fitoterapia, e temos muitas plantas medicinais disponíveis tanto in natura quanto na forma de fitoterápico. Como estamos implantando da Farmácia Viva em Juína o objetivo do consultório e contribuir com a saúde da população. Além disso também servirá de campo de estagio aos acadêmicos do curso de Farmácia de Juína. Estaremos iniciando o atendimento a partir do dia 18/07/18 na clínica Escola da AJES em Juína que ficou pronta a pouco tempo. Para maiores informações podem ligar na clínica e agendar seu horário (66) 35664748", finalizou.