FACULDADE DO NOROESTE DO MATO GROSSO

A "depressão" em debate na AJES

A iniciativa, da professora e Coordenadora do Curso de Psicologia, Marileide Antunes de Oliveira, insere-se como parte das atividades do projeto "Usando Metodologias Ativas em Sala de Aula", proposto e executado por ela na disciplina de Técnicas

No dia 05 de setembro de 2018, acadêmicos do Curso de Psicologia da AJES apresentaram uma peça teatral para falar sobre a temática da "Depressão".

A iniciativa, da professora e Coordenadora do Curso de Psicologia, Marileide Antunes de Oliveira, insere-se como parte das atividades do projeto "Usando Metodologias Ativas em Sala de Aula", proposto e executado por ela na disciplina de Técnicas de Entrevista", que ela ministra.

A professora relata que sentiu a necessidade de se trabalhar com técnicas de expressão corporal com os acadêmicos, pois essas técnicas ajudam na desinibição de pessoas que se julgam tímidas ou com dificuldades de expressarem seus sentimentos e emoções, facilitando a elas a projeção correta da voz e a interação com as demais pessoas. E essas habilidades, segundo a professora, são essenciais para todo o profissional que trabalha com as múltiplas necessidades do ser humano, sobretudo, no caso mais específico, para o Psicólogo, para o profissional da Psicologia.

Dada à complexidade da atividade, a professora solicitou a colaboração do senhor Daniel Gomes Pereira, profissional Licenciado em Geografia e com Pós-Graduação em Educação Ambiental, bastante conhecido no setor artístico de Juína, que, prontamente, atendeu ao convite e atuou no Projeto como orientador de artes, teatro e de dança.  

Para o teatro, os acadêmicos realizaram um intenso trabalho de preparação e de encenação. Após esse período, a peça foi apresentada para outros acadêmicos do Curso de Psicologia, que não estão matriculados na disciplina de Técnicas de Entrevista", de modo que eles puderam presenciar essa experiência e conhecer um pouco mais sobre o tema "Depressão", cada vez mais presente nos vários contextos do mundo contemporâneo.

No ensejo, a professora agradece àqueles que, direta ou indiretamente, colaboraram com o Projeto.