VESTIBULAR 2022 INSCREVA-SE
UNIDADE JUÍNA

NOTÍCIA

Data: Segunda-feira, 08/10/2018 10:22

PROJETO FITOFARAJES: A HORA DO CHÁ, CHEGA NA CUMINIDADE JUINENSE

O projeto FITOFARAJES-A HORA DO CHÁ, Chegou até a comunidade juinense, onde foi realizada uma Palestra intitulada "Importância do uso seguro e racional do Chá para cura e prevenção de doenças", o Projeto é coordenado pela professora Drª Isanete Geraldini Costa Bieski, Coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade do Noroeste do Mato Grosso, que teve uma ação com os Idosos do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para a pessoa Idosa Vó Paixão no CRAS em Juína-MT (01/10/18) com a participação de acadêmicos dos cursos de Farmácia, enfermagem, fisioterapia, psicologia, dentre seus vários objetivos possibilita falar da identificação correta das plantas medicinais, orientar sobre o beneficiamento correto das plantas medicinais, realizar oficinas de preparo correto de chá e preparar e distribuir o chá para os acadêmicos, funcionários da AJES e comunidade.

Falar sobre os benefícios dos chás é muito gratificante e precisamos divulgar a sua importância para que as pessoas possam fazer uso e assim evitar muitas doenças, pois o chá de muitas plantas como chá-mate, chá-verde tem ação neuroprotetora, antioxidante, anti-inflamatória  e também ajudam no emagrecimento, diminuindo a fome e eliminam os radicais livres” informou a profª Drª Isanete Bieski.

Hoje tinha 80 idosos, fizemos trocas de plantas medicinais e falamos dos benefícios de muitas plantas, inclusive do cultivo em seus jardins, os idosos gostaram muito.

“Eu sou acadêmica do curso de farmácia e acho muito importante poder levar informações seguras às pessoas da comunidade, adorei, foi muito bom” relata Bruna Nascimento.

A acadêmica Daiane Lopes, do Curso de Farmácia da AJES, que participou a ação do Projeto FITOFAR-AJES: A HORA DO CHÁ também fez questão de mandar seu recado “!O projeto de hoje foi maravilhoso pelo fato de ter nos aproximado dos idosos, esse contado é muito importante para eles, e para nós também!!! A professora Isanete conseguiu prender a atenção deles de uma maneira incrível explicando sobre cada planta de uma maneira impressionante. Foi uma experiência muito gratificante, espero que nós possamos estabelecer uma relação de proximidade com a população da terceira idade pois é muito agradável estar com eles!!! A nossa coordenadora mais vez arrasou na palestra, nós alunos e os ouvintes ganhamos muito conhecimento!!! Parabéns professora Isanete Bieski, você é uma inspiração para nós!

Foi solicito que cada pessoa da terceira idade levasse uma planta medicinal para fazermos as trocas, foi muito gratificante, pois formou uma fila imensa, com homens e mulheres que levaram as plantas medicinais. Também foi servido chá pela equipe do projeto e todos adoraram.