O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM ESCOLARES PRATICANTES DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Autor: CARINA MENEGAT MUNARETTO
Orientador: PROF. ME. ANA FREIRE MACEDO RIBEIRO
RESUMO: Introdução: Os movimentos vão se modificando conforme progredimos pelas diferentes fases da vida. A interação entre indivíduo, ambiente e tarefa possibilita que as habilidades motoras desenvolvam e alcancem o padrão maduro de movimento semelhante aos dos adultos, por volta dos sete anos de idade. Objetivos: Identificar na literatura, por meio de revisão sistemática, estudos que avaliaram o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em escolares que praticavam aula de Educação Física; verificar os estágios de padrões motores dos escolares; e analisar a qualidade metodológica dos estudos. Metodologia: Foram incluídos estudos observacionais, nos idiomas inglês e português, que verificaram o desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em escolares participantes de aulas de Educação Física. Foram excluídos estudos de revisão, de intervenção, estudos que avaliaram crianças com patologias que interferissem no desenvolvimento motor e estudos sem o texto completo disponível. A busca dos artigos foram realizadas nas bases de dados LILACS, SciELO, MedLine e PubMed utilizando os descritores desenvolvimento infantil, habilidades motoras, educação física, child development, motor skills, physical education and training. Resultados: Foram identificados 120 estudos dos quais dois atenderam aos critérios de inclusão. De acordo com os estudos, os meninos, diferentemente das meninas, apresentaram predomínio do padrão maduro de movimento em todas as habilidades motoras, e o padrão maduro foi mais frequente em escolares da 2a série que em relação aos escolares mais jovens. Nenhum dos estudos obteve pontuação máxima na avaliação da qualidade pela escala STROBE. Conclusão: Os estudos demonstraram que o predomínio de padrões maduros de movimento ocorre à medida que a idade avança. Futuros estudos com melhor qualidade metodológica poderão auxiliar profissionais de Educação Física na elaboração de programas que visem ao desenvolvimento motor de crianças.
PALAVRAS-CHAVE: desenvolvimento infantil, habilidades motoras, educação física.
PERFIL DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE JUÍNA - MT
Autor: DOUGLAS HENRIQUE ALVES DE SOUZA
Orientador: PROF. ME. LINDOMAR MINEIRO
RESUMO:A inatividade física e a obesidade são dois dos cinco principais fatores de risco que causam mortalidade no mundo além de que valores elevados do índice de massa corporal (IMC) estão associados com baixos níveis de atividade física em adolescentes. Desta forma, é importante analisar o índice IMC e o nível de atividade física de adolescentes a fim de traçar objetivos e estratégias pelo profissional de Educação Física que atua no meio escolar para medidas de intervenção. Objetivo: o presente estudo tem como objetivo analisar o nível de atividade física e verificar o IMC de escolares adolescentes do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Juína-MT. Metodologia: foram avaliados 78 escolares adolescentes de ambos os gêneros com média de idade de 17,21±0,65 anos. Para avaliação do nível de atividade física foi utilizado o questionário de atividade física habitual traduzido e modificado por Nahas (2013). Para análise do IMC os escolares foram classificados de acordo com o protocolo proposto pela Organização Mundial de Saúde (2007), para crianças e adolescentes de 5 a 19 anos de idade. As analises estatísticas foram feitas por meio do programa Statistical Package For The Social Sciences (SPSS) versão 20.0. Resultados: os resultados mostraram que ao avaliar o nível de atividade física o gênero feminino (GF) teve maior prevalência de baixos níveis de atividade física (54,2%), do que o gênero masculino (GM) (16,7%), sendo o GM mais ativo (83,3%) do que o GF (45,8%). Em relação ao IMC ambos os gêneros foram categorizados com excesso de peso e obesidade (26,9%), porem o GF apresentou maior porcentagem (68,8%) do que o GM (63,3%) para a classificação peso normal. Entretanto, para os escolares com excesso de peso e obesidade o GF obteve 29,2%, enquanto o GM (23,4%). Conclusão: conclui-se que houve maior prevalência de baixo nível de atividade física (inativo e pouco ativo) para o GF (54,2%) em comparação com o GM (16,7%). O IMC mostrou que 29,2% do GF está com excesso de peso e obesidade e o GM com 23,4%. Foi possível concluir que o nível de atividade física está relacionado com o IMC aumentado.
PALAVRAS-CHAVE: Atividade Física. Escolares. Índice de Massa Corporal. Saúde.
INCIDENCIA DE OBESIDADE INFANTIL EM ESCOLARES DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: EDNA MELO PEREIRA
Orientador: PROF. ESP. WILSON PEREIRA DE CASTRO FILHO
RESUMO: O avanço tecnológico que vem ocorrendo em nossa sociedade apresenta novas situações de conduta de nossas crianças e adolescentes. Tal conduta tem gerado o aparecimento de doenças relacionadas ao excesso de peso e sedentarismo. Observações destes hábitos, nos leva a investigar de que forma este fenômeno tem afetado nossos escolares e se realmente ocorre esta realidade na sociedade local. O objetivo desse trabalho se resume no levantamento de informações para verificação das condições em que se encontram nos escolares do 1o e 2o ano de duas escolas da rede estadual de Juína. A Metodologia foi realizada por intermédio de uma intervenção com uso de um protocolo não invasivo, utilizando o Índice de Massa Corporal, para proporcionar o estudo das informações e concluir a qual realidade que se apresenta para esta amostra. Foram realizados uma coleta de peso corporal e estatura de 140 escolares, em duas escolas da rede estadual de ensino da cidade de Juína-MT. Foram feitos tabulações e análise de todos os dados coletados e explicados os resultados obtidos entre as duas escolas. Os resultados apresentaram uma tendência maior voltados ao sobrepeso e obesidade nos escolares da escola 2, porém existem algumas pequenas diferenciações entre as escolas, entre a média de idade, peso corporal e estatura. Não foi encontrado nenhum aluno com peso corporal abaixo do considerado normal. Na conclusão desse estudo visualizar que existe o sobrepeso e obesidade infantil nestes escolares pesquisados porem a média não corresponde á elevados índices de sobrepeso ou obesidade infantil. Entretanto foram vistos a grande necessidade de atividade física e da atuação do profissional de educação física com atividades adequadas para estes públicos pesquisados.
PALAVRAS-CHAVE: Obesidade Infantil; Saúde; Atividade Física.
O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA NAS SÉRIES INICIAIS
Autor: EILLIAN SALES DO NASCIMENTO
Orientador: PROF. MA. MARINA SILVEIRA LOPES
RESUMO: A pesquisa visa clarear sobre os fundamentos da abordagem construtivista nas aulas de educação física, bem como a postura do professor da disciplina em questão de forma a aproximar o tema aos professores de nossa região e despertar neles interesse em desempenhar esse trabalho em sala de aula. Para tanto, o trabalho desempenhado trás a visão de Jean Piaget (1982) para o esclarecimento do assunto, já que o renomado autor é considerado como a principal fonte para o embasamento da referida abordagem pedagógica chamada de construtivista, o que torna indispensável à exploração de suas obras para uma melhor percepção e entendimento do assunto. A teoria é chamada de construtivista por defender que o conhecimento não é nato, mas sim construído ao longo da vida. Também passando o conhecimento sobre a história e a construção da educação física desde seu surgimento até os dias atuais, a ápice e a expansão do construtivismo de Piaget. Mostrando ainda sobre como o aluno é beneficiado ao ter que construir seu próprio conhecimento e como o professor deve proceder para estimular o aluno na busca da aprendizagem de forma independente e livre de conteúdos estáticos ministrados em sala, buscando que cada aula seja desempenhada de forma distinta da outra. Desta forma o estudo é pautado em análise bibliográfica de autores fundamentam a teoria de Piaget. Finda pela obrigatoriedade de empenho de ambas as partes envolvidas, para o sucesso da abordagem de forma que aluno aprenda com professor e vice e versa, já que o professor deve estimular o aluno a buscar por conhecimento dentro e fora de sala de aula de forma livre. Com a abordagem construtivista o aluno sai da condição de expectador para ser sujeito de seu conhecimento e professor se torna o mediador das práticas pedagógicas e não o ditador de suas ideias.
PALAVRAS-CHAVE: Construtivismo. Conhecimento. Professor. Aluno. Piaget.
EDUCAÇÃO FÍSICA NA OBESIDADE INFANTIL
Autor: EVELYN MARQUES DA SILVA
Orientador: MARCO TANEDA
EDUCAÇÃO FÍSICA - FATORES DE RISCO - OBESIDADE INFANTIL - PREVENÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Autor: GUSTAVO ALTINO
Orientador: PROF. ME. SEVERINO ERASMO DE LIMA
RESUMO: Este estudo teve como meta realizar uma análise sobre a educação física no ensino médio, realizando um levantamento bibliográfico sobre o tema. Pois a disciplina de educação física tem uma grande importância nesta etapa de escolarização, contando com variados conteúdos que são as danças, ginásticas, lutas, jogos e os esportes que estão à disposição do trabalho pedagógico do professor, que deve ser direcionado com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de todos os alunos nas partes motoras, físicas, intelectuais, afetivas e sociais. Com tudo isso, cresce a responsabilidade do educador em direcionar estes conteúdos aos educandos de uma forma que todos sejam incluídos nas aulas, e consigam aprender, interpretar e reproduzir os conhecimentos ensinados em aula, tendo possibilidades claras de agregar estas valiosas informações em seu saber, para que assim possam utiliza-los em seu crescimento pessoal, social e estudantil. O que fica evidente é a relevância da disciplina incorporada em um trabalho educativo de um professor compromissado em ensinar, sendo de verdade um orientador e um facilitador do processo de ensino- aprendizagem. O educador deve ter como finalidades pedagógicas, que todos os alunos tenham meios concretos de vivenciar nas aulas teóricas e práticas, os variados conteúdos da disciplina e que todos os discentes do ensino médio, tenham a possibilidade de se desenvolver integralmente em seu próprio tempo, este é o maravilhoso universo pedagógico da educação física escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Professor. Ensino Médio.
O ATLETISMO COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR DE JUÍNA/MT
Autor: HIAGO FERREIRA DIAS
Orientador: PROF. ME. LINDOMAR MINEIRO
RESUMO:Introdução: O atletismo é uma modalidade esportiva que engloba o bloco de conteúdos propostos à Educação Física Escolar. Este esporte é essencial que seja desenvolvido nas aulas por apresentar movimentos básicos do ser humano, como correr, saltar, lançar e arremessar, além de ser a base para os demais esportes. Objetivos: Analisar a inserção do atletismo, nas aulas de Educação Física, nas escolas da rede estadual de ensino do município de Juína – MT. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter observacional descritivo exploratório. Os dados foram coletados por intermédio de um questionário criado pelo pesquisador. A amostra compôs-se de oito professores das escolas da rede estadual de ensino fundamental. Os dados foram analisados de maneira quantitativa por meio de estatística descritiva. Utilizou-se o software Microsoft Excel para a tabulação dos dados, e os valores foram expressos em gráficos. Resultados: Pode-se constatar que o esporte é o conteúdo trabalhado por todos os professores (n=8). O atletismo esta inserido no planejamento de 75% dos professores (n=6). A maioria deles encontram dificuldades em trabalhar o atletismo na unidade de ensino que lecionam (87 %), principalmente pela falta de materiais específicos e espaços adequados. Na perspectiva dos professores o esporte atletismo é bem aceito pelos alunos. Conclusão: Foi possível constatar que o atletismo esta presente no planejamento curricular dos professores, no entanto alguns aplicam em suas aulas (n=5). Assim, pode-se dizer que o esporte é bastante propagado nas escolas pesquisadas. Porém, há algumas dificuldades como falta de materiais específicos e locais apropriados que dificultam seu desenvolvimento.
PALAVRAS-CHAVE: Atletismo, Professores, Educação física escolar
ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS DEFICIENTES DAS ESCOLAS URBANAS DE JUÍNA MATO GROSSO
Autor: JEFERSON APARECIDO FERNANDES DA SILVA
Orientador: PROF. ESP. WILSON PEREIRA DE CASTRO FILHO
RESUMO: O presente trabalho apresentará como se encontra a Abordagem da Educação Física para alunos deficientes das escolas urbanas de Juína Mato Grosso. Mostrando assim se os professores possuem formação para atuar com alunos deficientes, apresentando também se os professores já atuaram ou atuam com alunos deficientes, se possuíram ou possuem dificuldades para desenvolver suas atividades com os alunos. Relatando se os professores tem o suporte da escola para desenvolver seu aluno deficiente e por consequência estabelecer a inclusão do mesmo no ambiente escolar. O objetivo da pesquisa é mostrar se os professores de Educação Física das escolas urbanas de Juína/MT, (escolas estaduais e municipais) possuam especialização para desenvolver aulas com alunos deficientes, se as escolas oferecem o suporte para que seja desenvolvido esse trabalho dentro das unidades. Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo quantitativa, utilizando-se de métodos bibliográficos para embasamento. O estudo apresentará a avaliação de onze (11) escolas do município, como dez (10) professores formados em Educação Física que atuam na rede pública. Nesta perspectiva foi realizada a coleta dos dados por meio de um questionário aplicado com dez (10) professores. Para a aplicação do questionário foi apresentado para a direção das escolas a carta de apresentação da pesquisa, estabelecendo que o responsável pela unidade assinasse a carta para que a pesquisa tivesse continuidade. Conclui-se com a pesquisa que nove (9) professores de Educação Física das escolas urbanas avaliadas de Juína - Mato Grosso, não possuam especialização para lecionar com alunos deficientes. Com relação às evoluções dos alunos deficientes os critérios foram estabelecidos pelos professores, sendo que oito (8) professores relatam que seus alunos possuem algum tipo de evolução, em relação aos suportes das escolas para que o professor desenvolva suas aulas, cinco (5) professores afirmam que sim e cinco (5) professores relataram que não.
PALAVRAS-CHAVE: Alunos deficientes. Escola. Professores de Educação Física.
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: LUANA CIGERZA
Orientador: GENIVALDO ALVES DA SILVA
EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL - PSICOMOTRICIDADE - DESENVOLVIMENTO MOTOR - ENSINO APRENDIZAGEM
COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: PAMELA MARQUES DA SILVA
Orientador: PROF. ESP. GENIVALDO ALVES DA SILVA
RESUMO: Psicomotricidade é uma abordagem que estuda o movimento humano desde sua vida intrauterina, quando a criança expressa seus primeiros movimentos. A Psicomotricidade na Educação Infantil tem um papel importante em desenvolver habilidades motoras básicas que, se não forem trabalhadas nesta fase pode acarretar problemas futuros. O objetivo deste estudo é compreender a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento e formação da criança na Educação Física Infantil e quais seus benefícios. Este estudo se baseia em uma pesquisa bibliográfica, na qual foram selecionados artigos e livros que se fundamentavam no tema, foram selecionados os dados e excluídos os que não abordavam assuntos referente ao estudo. Os resultados obtidos mostram que a Psicomotricidade é de suma importância na Educação infantil, pois trabalha o desenvolvimento geral da criança na qual tem o corpo como sua ferramenta de estudo, a criança com seus aspectos cognitivos, afetivos e motor quando constituídos inadequadamente acarretará problemas na sua formação futura, a Psicomotricidade ajuda a criança a ter um bom desenvolvimento motor, uma boa relação com a sociedade e o meio em que vive e começa a interagir com as outras crianças. Conclui-se com esta pesquisa que se não houver o uso da abordagem psicomotora na infância, poderá acarretar problema no desenvolvimento maturacional das crianças e nos aspectos cognitivos, afetivos e motor.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento psicomotor, Educação física, Psicomotricidade, Psicomotricidade na educação infantil.
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
Autor: ROBSON QUINZANI LIMA
Orientador: PROF. DR. MARCO TANEDA
RESUMO:Introdução: O profissional de Educação Física tem grande importância no processo de ensino aprendizagem desde as séries iniciais, é possível constatar também a preferência dos alunos em participarem das aulas de Educação Física, por ser uma aula que proporciona a eles o processo de ensino aprendizagem em diversos ambientes. Objetivos: Verificar a importância do profissional de Educação Física nas séries iniciais, os conteúdos da prática docente, e o objetivo da disciplina na visão dos professores efetivos das escolas pesquisadas da rede pública do município de Juína – MT. Metodologia: Esse trabalho é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e de campo a coleta de dados aconteceu por meio de entrevista, um questionário foi respondido pelos entrevistados. A amostra obtida foi de dezessete professores nas escolas pesquisadas que ofertam o ensino fundamental. Os dados foram analisados de maneira quanti-qualitativa por meio de estatística descritiva. Utilizou-se o software Microsoft Excel para a tabulação dos dados, e os valores foram expressos em gráficos. Resultados: Com base nas informações adquiridas pela pesquisa pode-se relatar em relação qual a formação do profissional para trabalhar como professor de Educação Física? O resultado obtido foi de dezesseis (16) profissionais formados em Pedagogia. Na opinião dos professores qual seria o objetivo das aulas de Educação Física? Nove (9) dos professores responderam que o objetivo é incentivar atividades físicas que promovam a saúde. Conclusão: Com os dados ficam evidente que não são os licenciados em Educação Física que lecionam nas séries correspondentes ao Ensino Fundamental I e sim os pedagogos, os mesmos têm uma visão em que a Educação Física é direcionada a promoção da saúde, e quando se deve trabalhar de forma geral atendendo vários aspectos da criança, ou seja, proporcionar uma formação integral do aluno.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física, Ensino Fundamental, Séries Iniciais, Ambiente Escolar.
A DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor: ROBSON RIBEIRO COSTA
Orientador: PROF. ESP. GENIVALDO ALVES DA SILVA
RESUMO: Ao fazer uma comparação histórica, notamos que todos os povos desenvolviam formas significantes, tal como as danças, jogos e lutas, e foi por meio de expressões que o homem apresentou a relação com sigo mesmo, com os demais e com a natureza, criando rituais em conduta de dança que impedia fenômenos naturais de prejudicar a busca por alimentos. O desenvolvimento do homem por meio da dança transcorreu quando o homem primitivo se viu capaz de explicar suas emoções na dança estimulando a capacidade de desenvolver condições de conhecimento. Através disso buscamos investigar de que forma a dança como prática pedagógica pode contribuir no processo de ensino aprendizagem, pois sabemos que a dança tem princípios significativos no ensino. Para comprovar essa afirmação foi necessário uma fazer leitura reflexiva que venha subsidiar no entendimento do ensino-aprendizagem da dança escolar. Buscando apoio no aporte teórico “Dança na escola” da autora Isabel Azevedo Marques, que aborda em seu livro as práticas da dança na escola e reflexões sobre a dança na educação. A aplicação da dança como prática instrutiva obviamente beneficiará a criatividade, além de agregar devidamente no seguimento da concepção do conhecimento. Sendo assim, esta pesquisa busca analisar também de que forma a dança como conteúdo instrutivo pode contribuir com a técnica do ensino aprendizagem nas aulas de educação física. Diagnosticando os benefícios da dança para a saúde e qualidade de vida, conscientizando sobre a importância da dança no espaço escolar e com tudo isso incentivar a reflexão de novas ideias e discussões sobre a educação através da dança.
PALAVRAS-CHAVE: Historia. Dança. Educação Física. Escola.
CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS NAS AULAS DE DUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR-SÉRIES INICIAIS
Autor: ANDRÉIA HENRIQUE DE SOUSA
Orientador: PROF. ME. LINDOMAR MINEIRO
RESUMO: Este estudo teve como foco principal entender como as atividades lúdicas contribuem para aprendizagem motora das crianças. Para tanto abrangeu como objetivos específicos: identificar a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento das habilidades motoras; quais estão relacionadas à jogos e brincadeiras que auxiliam no desenvolvimento motor da criança; e como o profissional de Educação Física pode auxiliar o seu desempenho no decorrer das aulas dessa disciplina. A pesquisa visa também analisar o papel do profissional de Educação Física, haja vista que este pode identificar e aplicar atividades específicas que contribuam no desenvolvimento de habilidades motoras da criança como: locomoção, estabilização e manipulação. Esses elementos são essenciais ao desenvolvimento da criança e devem ser trabalhados na infância. Outra atividade atribuída ao professor de Educação Física, além de conhecer os processos de mudanças que acontecem na fase infantil, é a de verificar se a criança possui dificuldades em realizar as tarefas motoras. Esse diagnóstico precoce contribuirá para a busca de soluções de forma mais breve. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho foi pesquisa bibliográfica.
PALAVRAS-CHAVE: Atividades lúdicas; Desenvolvimento motor; Habilidades motoras.
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO VOLEIBOL NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: FERNANDO GONÇALVES BORTOT
Orientador: GENIVALDO ALVES DA SILVA
Esportes, Inclusão, Pedagógico e Lúdico.
ANÁLISE DE PARÂMETROS SARCOPÊNICOS EM IDOSOS NÃO INSTITUCIONALIZADOS DO MUNICÍPIO DE JUÍNA-MT
Autor: JHENNEFFER NAYARA MATOS FERREIRA BORGES
Orientador: PROF. ME. LINDOMAR MINEIRO
RESUMO: O envelhecimento é um evento natural que ocorre com todos os seres humanos, no qual pode trazer consigo efeitos positivos ou negativos dependendo do estilo de vida de cada pessoa. Na atualidade, é notório o aumento da perspectiva de vida entre homens e mulheres, e com isso se faz pensar em variáveis importantes, as atividades físicas regulares e o estilo de vida saudável, sendo esses fatores, grandes influenciadores na prevenção e tratamento de síndromes geriátricas. Dentre essas síndromes encontra-se a sarcopenia, prevalente em mais de 50% da população, é caracterizada pela diminuição da massa muscular esquelética, ocasionando a baixa força muscular e o declínio da funcionalidade em idosos. A pesquisa teve como objetivo identificar a prevalência de pré-sarcopenia, sarcopenia ou a sarcopenia severa em idosos não institucionalizados participantes de um Centro de Convivência para idosos no munícipio de Juína-MT, por meio da Tríade de Diagnóstico da Sarcopenia composta pela medida da circunferência de panturrilha, força de preensão manual e teste de velocidade de marcha. Os resultados obtidos demonstraram que os idosos avaliados não possuem pré-sarcopenia, sarcopenia ou sarcopenia severa.
PALAVRAS-CHAVE: Envelhecimento, Idosos, Sarcopenia.
AS TICs COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma contribuição necessária
Autor: LEIDIANE DE ARAUJO PONTES
Orientador: PROF. ESP. GENIVALDO ALVES DA SILVA
RESUMO: Este trabalho traz como objetivo principal a análise dos impactos e avanços tecnológicos nas aulas de Educação Física e de suas possíveis contribuições no processo de ensino e aprendizagem, apresentando como ferramenta de ensino e aprendizagem contemporânea o uso do aplicativo Watsapp. Os processos de ensino e aprendizagem estão passando por grandes mudanças, principalmente em relação aos avanços da tecnologia, diante de tal realidade e, a escola tem um papel fundamental, ela deve promover ações, oferecendo mecanismos na área da Educação Física, neste enfoque o trabalho busca discutir o espaço que as tecnologias vêm tomando diante da realidade de crianças e adolescentes dentro do ambiente escolar, bem como analisar como o profissional de Educação Física poderá utilizar essas tecnologias em suas aulas, tornando-as mais atrativas para os discentes de forma a conquistá-los. Para o alcance desses objetivos foram realizadas pesquisas bibliográficas, sendo estas desenvolvidas a partir de material publicado em bases de dados, como: Google Acadêmico, Spell e Scielo e livros que tratam da temática. Os resultados apontam que o uso das TICs na sala de aula como ferramenta de ensino é valido, e assim o uso do whatsapp também se faz importante desde que seja norteado por um professor e que seu emprego seja bem definido. Assim, conclui-se que os recursos devem ser utilizados como ferramentas pedagógicas auxiliares.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física. Whatsapp. Ensino e Aprendizagem.
BASQUETEBOL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: ALLEF MARTINS DE SOUZA
Orientador: PROF. ESP. GENIVALDO ALVES DA SILVA
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo principal, compreender os benefícios do basquetebol no desenvolvimento de alunos através das aulas de educação física no processo de ensino/aprendizagem nas séries finais do ensino fundamental. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica em fontes documentais sobre o assunto, buscando como objetivos específicos; compreender a evolução histórica do basquetebol; entender a contribuição do basquetebol no processo de ensino/aprendizagem; abordar os fundamentos e suas relevâncias. Esta modalidade é um esporte que está incluso dentro da educação física, ou seja, trabalha juntamente com o mesmo para auxiliar no processo de desenvolvimento e formação de crianças, o basquetebol contribui para o indivíduo de várias formas, mexendo, desenvolvendo e transformando o sentido psicológico, físico, cultural e social. Dentro destes contextos, foi narrado com mais detalhes de que forma o basquetebol auxilia no processo de ensino/aprendizagem, desenvolvimento e formação desta faixa etária das séries finais do ensino fundamental. Se o profissional desempenhar um bom trabalho, irá fazer com que seus alunos desenvolvam hábitos saudáveis e novas habilidades através do basquete. Com a prática deste, pode-se promover intervenções quanto à cooperação, convivência, participação e inclusão.
PALAVRAS-CHAVE: Basquetebol, Desenvolvimento, Ensino/aprendizagem.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SEUS BENEFÍCIOS NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE INFANTIL
Autor: CINTIA MARIANA PAZ GABARDO
Orientador: PROF. EDMAR FONSECA DAS NEVES
RESUMO: A obesidade infantil tem sido considerada um grande problema de saúde pública, pois eleva o índice de morbimortalidade em crianças na contemporaneidade. O objetivo principal do respectivo trabalho foi demonstrar os benefícios da Educação Física escolar em relação à prevenção da obesidade infantil, com base em uma pesquisa de caráter qualitativa. Constatou- se que o sedentarismo, a inatividade física e a má alimentação são determinantes para o agravo da obesidade infantil. Verificou-se ainda que a tecnologia, o mundo digital, a violência e falta de segurança colaboram para a elevação do índice de obesidade infantil no Brasil. Mediante tal cenário, a escola, a disciplina de Educação Física e os pais têm papel imprescindível em demonstrar e apresentar os benefícios de um estilo de vida saudável. Nesse contexto, o profissional de Educação Física escolar apresenta-se como indispensável, principalmente quanto à aplicação de exercícios e atividades físicas adequadas para a prevenção e o combate à obesidade infantil, por meio de uma intervenção igualitária, fazendo seus alunos refletirem sobre a importância de hábitos saudáveis ao longo da vida. Os benefícios da Educação Física escolar no contexto da obesidade infantil são muitos, como, por exemplo, a promoção da saúde, a qualidade de vida e o bem-estar, o que exige uma reflexão sobre a relevância das aulas de Educação Física no que diz respeito à melhor expectativa de vida.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física Escolar; Obesidade Infantil; Prevenção; Benefício.
OS JOGOS COOPERATIVOS COMO RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor: MIZAEL CALIZARIO
Orientador: PROF. MA. VERONICA JOCASTA CASAROTTO
RESUMO: A presente pesquisa faz uma reflexão sobre os jogos cooperativos e sua importância para o desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais como recurso didático- pedagógico para as aulas de Educação Física. O objetivo geral é analisar as possíveis contribuições dos jogos cooperativos como ferramenta didática e pedagógica no processo de formação dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visto que a atual sociedade está voltada à competitividade, tanto no meio profissional quanto social, se faz necessário desenvolver atividades com as crianças nas escolas que busquem melhorar sua qualidade de vida e suas relações, promovendo a inclusão e a colaboração de todos e visando à coletividade. Para a realização deste estudo, utilizou-se como metodologia a pesquisa com caráter bibliográfico, sendo os resultados analisados com base nas discussões apresentadas por autores como Silva (2014), Palmieri (2015) e Comparin (2015), que se basearam nas propostas elaboradas por autores mais antigos, como Orlik (1998), Brotto (2002) e Soler (2005). Em parte, conclui-se que os jogos cooperativos são possibilidades ativas que permitem ações conjuntas de alunos e professores, com vistas a obter melhorias no meio social e pessoal, promovendo o respeito, a criatividade, a socialização, a colaboração e a cooperação.
PALAVRAS-CHAVE: Jogos Cooperativos; Educação; Cooperação.
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autor: WILLIAN NASCIMENTO DE OLIVEIRA
Orientador: PROF. MA. VERONICA JOCASTA CASAROTTO
RESUMO: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a importância do professor de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especificamente do primeiro ao quinto anos. A princípio, analisa-se a importância da formação desse profissional no desenvolvimento de atividades recreativas, esportes, jogos e no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em obras de autores especialistas da área e em documentos emitidos pelo Ministério da Educação. Dessa forma, pôde-se observar a visão dos professores do Ensino Fundamental I sobre as aulas ministradas pela unidocência, temática essa abordada ao longo do trabalho. Ao final, serão relacionadas as conclusões referentes ao tema abordado com as atividades desenvolvidas, o currículo, o Projeto Político-Pedagógico e as leis específicas que abordam a formação docente em Educação física. Esta pesquisa será apresentada em capítulos e subcapítulos, buscando analisar a importância do professor de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua ação no processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Ensino-aprendizagem; Formação Docente.
A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO FUTEBOL NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor: PABLO JUNIOR XAVIER SANTANA
Orientador: PROF. MA. VERONICA JOCASTA CASAROTTTO
RESUMO: O futebol tem um bom propósito de ensino para a formação de um indivíduo na sociedade e no desenvolvimento motor, psíquico e social. Com base nisso, este trabalho apresenta a história do futebol no mundo e no Brasil, desde seus primórdios até os dias de hoje, em que é considerado uma profissão. Esse esporte tem ainda o poder de socializar indivíduos, formando amizades, grupo de pessoas que participam e acompanham os jogos. No contexto escolar, o futebol tem grande relevância, visto que o professor pode usá-lo como uma ferramenta de trabalho em suas aulas de Educação Física, aplicando assim formas de inclusão e auxiliando o comportamento dos alunos perante um grupo de pessoas de diferentes personalidades, preparando-os para viver em sociedade, aprendendo assim a respeitar regras e ao próximo e combatendo preconceitos e indiferenças. Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, uma vez que foram utilizados como base artigos, teses, livros e sites acadêmicos, tais como Scielo e Google acadêmico, envolvendo sempre o tema futebol de campo, buscando entender a importância da prática do futebol de campo no Ensino Fundamental – Anos Finais.
PALAVRAS-CHAVE: Futebol; Educação Física; Professor.
ESTUDO SOBRE OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE JUÍNA-MT
Autor: THAISA OLIVATE DALLE LUQUE
Orientador: PROF. MA. VERONICA JOCASTA CASAROTTO
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar no município de Juína-MT os espaços não formais que o profissional de Educação Física pode utilizar para a prática da Educação Física escolar. Buscou-se também fazer um levantamento histórico do processo de implantação da Educação Física nas escolas brasileiras, com vistas a compreender como a Educação Física está sendo abordada nos documentos oficiais. Observou-se nas legislações que ainda falta muito para que a Educação Física consiga seu espaço como disciplina escolar. Hoje há uma busca por alternativas que contribuam para o desenvolvimento da melhoria das aulas de Educação Física e para o processo de formação de educandos de diferentes fases da Educação Básica, por isso foi feito um levantamento dos espaços não formais do município de Juína- MT. Os espaços não formais possibilitam diferentes práticas da cultura corporal de movimento, possibilitando ao aluno uma visão crítica das diferentes atividades físicas e de sua utilização na sociedade que tiver inserido. Esta pesquisa mostrou que a Educação Física dispõe de amplos espaços não formais na cidade de Juiná-MT para suas aulas práticas, fazendo com que o profissional de Educação Física possa proporcionar aos seus alunos um grande número de atividades, ampliando assim a cultura corporal de movimento do educando. A pesquisa constitui-se como bibliográfica, uma vez que analisa documentos oficiais e outras publicações relacionadas ao tema. Esta pesquisa tornou-se pioneira no levantamento de dados de espaços não formais no município de Juína-MT, o que poderá contribuir para a prática pedagógica de diferentes disciplinas do currículo escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Espaços Não Formais; Disciplina, Educando.
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA PREVENTIVA PARA ADOLESCENTES NO ENSINO MÉDIO COM SINTOMAS DEPRESSIVOS
Autor: JAYSON FERNANDES
Orientador: PROF. EDMAR FONSECA DAS NEVES
RESUMO: O presente Trabalho de Conclusão de Curso visa analisar a depressão na adolescência, apresentando os fatores motivadores dessa doença nessa faixa etária e identificando os sintomas que podem ser observados em adolescentes que sofrem desse distúrbio. Primeiramente, busca-se saber como é caracterizada essa doença, quais são seus vetores e a importância do profissional de Educação Física para sua prevenção. Este estudo propõe uma pesquisa bibliográfica, possibilitando analisar quais os benefícios da atividade física e do esporte na adolescência com vistas ao afastamento da depressão. Servirão como base de estudo artigos publicados em jornais e revistas, assim como livros, monografias e documentos do Ministério da Educação. Para concluir, serão abordadas as conclusões referentes ao tema, fazendo uma reflexão de tudo que foi citado no decorrer da pesquisa. Para tanto, o estudo está dividido em capítulos e subcapítulos que permitem fazer uma explanação sobre a depressão e como a Educação Física é importante na reabilitação de adolescentes que sofrem dessa doença.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Depressão; Adolescentes.
RELEVÂNCIA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRATAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM COGNITIVA EM ESCOLARES COM TDAH
Autor: SILMARA BORGES DA SILVA
Orientador: SILMARA BORGES DA SILVA
Hiperatividade; Transtorno de TDAH; Cognição